Blog

Plantas para ambientes internos Posted abril 27, 2015

Off

Excelentes itens decorativos, as plantas além de lindas, são capazes de transformar um ambiente com alegria e vida. É através da luz solar que elas produzem o próprio alimento, crescendo sadias e fortes. Mesmo em locais internos e com pouca iluminação, algumas plantas são capazes de florescer lindamente. São necessários apenas alguns cuidados que começam a partir da escolha da espécie. Veja alguns exemplos:

– Lança de São Jorge: essa planta deve ser mantida à meia sombra e regada em média a cada 15 dias. São resistentes e com folhas cilíndricas e verticais. Elas podem ser usadas para compor jardins de pedras e vasos em espaços internos.

– Violeta: com sua grande variedade de cores ela é uma planta muito decorativa. Pode ser cultivada em pequenos vasos e deve ficar exposta à luz indireta cerca de duas vezes na semana. É importante tomar cuidado para que a água não chegue até as folhas e flores.

– Lírio da Paz: como poucas, essa espécie consegue florescer na sombra, se adaptando muito bem em espaços internos. É necessário manter seu solo sempre úmido e adubado, evitando também contato direto com a luz do sol.

– Palmeira areca: ideal para seu cultivo em espaços fechados, sendo um dos tipos de palmeiras mais conhecidas. Mesmo havendo a possibilidade de serem expostas à luz direta, as folhas ficam mais bonitas se cultivadas à meia sombra. Não é recomendado deixar essa espécie em ambientes com ar condicionado.

– Antúrio: com flores belas, essa espécie é muito usada em decoração, sendo que nas áreas internas é recomendado cultivar em vasos e à meia sombra.

– Jiboia: uma das poucas espécies de trepadeiras que podem ser cultivadas em espaços fechados. A jiboia cresce apoiada em xaxins ou outras plantas com folhas coloridas e folhas verdes e pequenas. Precisa ser regada frequentemente deixando assim, a flor sempre úmida.

– Bromélia: seus tons de vermelho contrastam com o verde das folhas, sendo usada para decorar interiores. Elas precisam de uma claridade indireta e regadas a cada dois dias.

– Begônia: com folhas coloridas e formatos variados é um destaque para ambientes internos. A terra para ser cultivada deve ser bem fértil. A begônia precisa ser mantida em locais protegidos contra a luz solar, o frio e o vento.

– Jade: quando floresce apresenta uma bela cor verde azulada. É uma espécie fácil de cuidar e precisa receber luz solar direta por pelo menos um período do dia. Adapta-se aos solos que não sejam muito úmidos.

– Rosa de pedra: seu formato é parecido como o de uma rosa. É considerada uma planta suculenta, pois suas folhas e caules armazenam água. Tolerante ao sol, a rosa de pedra deve receber água uma vez por semana.

Off

Seja como hobby, como esporte ou apenas por diversão, pescar acaba sendo uma verdadeira terapia para muitas pessoas.  Passar o dia realizando essa atividade pode ser muito prazeroso, e por isso, separamos algumas dicas para você curtir sua pescaria:

– Óculos escuros e bonés são acessórios fundamentais para se proteger do sol. Uma cadeira ou um banquinho dão mais conforto. É importante saber as espécies encontradas no local, pois cada uma exige um tipo de isca correta e até mesmo horários específicos.

– Algumas vezes o calor forte de meio dia e a claridade, pode fazer com que os peixes nadem mais fundo. Dias nublados também são ótimos para a pescaria.  Existe até mesmo quem prefira pescar durante a noite, pois o pouco movimento faz com que os peixes fiquem mais perto da margem.

– Os peixes de tamanhos maiores são mais desconfiados, por esse motivo podem demorar um pouco mais para subir. A dica é atrair os pequenos e aguardar um pouco mais de tempo para lançar a isca.

– As rações de outros bichinhos como gato e cachorro servem também para os peixes.  Faça um pequeno furo para facilitar no anzol, passando mais ou menos duas ou três iscas e travando a saída, fixando outra na ponta do anzol. A ração precisa ficar na água cerca de três minutos para amolecer.

– Existe uma enorme variedade de massas para diversas espécies e gostos dos peixes. É preciso apenas moldar para o tamanho desejado. Existem algumas massas que precisa apenas misturar um pouco de água para dar liga.

– Para retirar o peixe da água é preciso usar uma espécie de rede. Caso o peixe precise der devolvido para a água, é preciso tomar muito cuidado ao manuseá-lo e no menor tempo possível.

– Um item indispensável é o alicate trava peixe e um bico para retirar o anzol da boca do peixe. Para saber o peso é necessário ter em mãos o alicate de contenção com balança, lembrando que não deve ser utilizado em peixes com bocas frágeis, como exemplo as carpas.

Off

Há inúmeras brincadeiras que as crianças podem realizar para se divertir. Mas afinal, quais poderiam proporcionar benefícios a sua saúde?

O simples fato de diminuir o tempo diante a TV, vídeo game e computador, diminui os riscos de futuramente desenvolver problemas como obesidade e falta de concentração. O que pode ser notado que as brincadeiras realizadas atualmente pelas crianças são em parquinhos de concreto, apartamentos e shopping.

Portanto, o contato com a natureza na infância é de extrema importância, pois é necessário deixar que as crianças brinquem ao ar livre espontaneamente, toquem nas plantas e desenvolvam sua criatividade. É uma oportunidade de convívio com familiares e novos amigos que oferecem bem estar a todos.

Não basta passear ao parque com pressa de voltar para casa. O tempo é precioso e deve ser aproveitado todos os momentos, ainda mais quando a correria do dia a dia dificulta esta ocasião com a natureza e em família.

As crianças além de ficarem soltas, relaxam, deixam rolar a imaginação e recebem toda energia dos elementos que estão envolvidos na natureza. Brincar ao ar livre enriquece a vida, sem medo de se sujar, e recebe uma ótima herança para se repassada adiante.

Receita de bacalhau de forno Posted março 31, 2015

Off

A Páscoa está chegando e, para comemorar esta data especial, nada melhor do que reunir a família à mesa e fazer uma deliciosa receita com bacalhau. Confira essa deliciosa receita:

INGREDIENTES

1 posta de bacalhau (parte central ou filé)

4 dentes de alho

1 cebola grande

4 batatas grandes

Azeite a gosto

200 g de azeitonas pretas com caroço

 

MODO DE PREPARO

Escalde a posta de bacalhau até ficar bem macia, escorra a água e reserve

Cozinhe as batatas sem casca em rodelas grossas e reserve

Em uma travessa (de preferência de barro) coloque um pouco de azeite

Coloque as batatas espalhadas, formando uma camada

Coloque a cebola cortada em rodelas finas formando outra camada

Corte o alho também em rodelas finas e coloque metade espalhando sobre essas camadas

Coloque então a posta de bacalhau, e espalhe a outra metade do alho por cima e ao lado da posta

Por último, espalhe as azeitonas por todo o prato e regue com muito azeite

Leve ao forno bem quente e quando o bacalhau estiver dourado está pronto

Off

A meditação da a sensação de bem estar e aumenta a imunidade do organismo, além da pessoa conseguir lidar melhor com o estresse.  Na meditação você procura estar plenamente consciente e presente em cada momento vivido, sentindo corpo e ambiente onde se encontra, sem se perder nos pensamentos.  A mente se torna mais delicada e renovada. Com a prática regular de meditação, conseguimos:

– Diminuir a ansiedade

– Aumentar a estabilidade emocional

– Aumentar a criatividade

– Aumentar a alegria

– Desenvolver a intuição

– Ganhar mais clareza e paz na mente

– Os problemas se tornam pequenos

– Aguça a mente através do ganho de foco e a expande através do relaxamento

Para experimentar os benefícios da meditação, é necessária a prática regular. Apenas alguns minutos todos os dias são suficientes. Uma vez integrada na rotina diária, a meditação se torna a melhor parte do seu dia! Que tal fazer essa prática também em um final de semana na Fazenda das 100 Árvores?

Receita de Bolo de Milho Posted março 17, 2015

Off

Papel e caneta na mão para anotar essa receita deliciosa e extremamente fácil de fazer:

Ingredientes:

1 lata de milho verde com água e tudo

1/2 lata da mesma de óleo

1 lata da mesma de açúcar

1/2 lata da mesma de fubá

4 ovos

2 colheres bem cheias de farinha de trigo

2 colheres de coco ralado

1 colher e 1/2 de chá bem cheia de fermento em pó

 

MODO DE PREPARO

1- Bata bastante todos os ingredientes no liquidificador, depois bem batido acrescente o coco ralado e o fermento e misture, coloque para assar

2 – Pode colocar na forma redonda de buraco e na quadrada

3 – O tempo de preparo na redonda é mais rápido, mas a receita fica menor, para aumentar faça 2 vezes

4 – O bolo fica parecendo pamonha, bem cremoso, fica uma delicia!

 

Off

Um grande desafio para os consumidores é escolher frutas e verduras de boa qualidade. As dicas para essa decisão são sempre bem vindas, anote:

– Visual: ao escolher as suas frutas e verduras é preciso verificar se não existem partes amolecidas, mofadas ou com manchas. As cores precisam ser uniformes e sem alterações, também é preciso tomar cuidado com as perfurações e partes enrugadas. O visual bonito do produto conta muito para a qualidade do mesmo.

 – Timing: uma boa dica é sempre ficar informado de legumes e frutas da estação. Dessa maneira o produto irá se adaptar melhor aos seus cuidados. Eles são mais econômicos e conserva melhor o ambiente.

– Armazenamento hortaliças: se o produto for guardado fora da geladeira, eles devem ser mantidos com a parte inferior da planta (talos e caules) em um recipiente com água ou em um saco plástico aberto. Essas duas técnicas terão eficácia se forem realizadas em local bem fresco.

– Armazenamento frutas: elas devem ser guardadas com casca e sem lavar, pois no processo de lavagem podem ocorrer danos com as mesmas, sendo uma porta de entrada para as doenças.

– Pense no próximo: selecione os produtos com seus olhos e não com as mãos. Assim, eles não ficam amassados ou perfurados.  É preciso ter cuidado ao manusear esses alimentos.

Off

Que tal espantar o calor e ainda conseguir economizar água e energia?

– A troca de ar-condicionado pelo ventilador: é uma solução ótima para espantar o calor nos dias mais quentes, sendo muito confortável e agradável, mas com um consumo de energia muito alto. Esse aparelho gasta em média 120 a 240 kWh por mês de energia. Já os ventiladores que também ajudam e muito nesses dias de valor intenso, costumam gastar em média 28 kWh nos aparelhos de teto e 15 kWh em aparelhos de chão.

– Transformar ventilador em ar condicionado: basta colocar água gelada ou apenas pedras de gelo dentro de uma garrafa e amarrar em frente ao ventilador, o ventinho sai gostoso e gelado. Quando a água derreter é possível aproveitar e fazer gelo novamente.

– Consumir alimentos frescos: vegetais e frutas fresquinhas e geladas ajudam muito na hora de se refrescar, pois ajudam a manter o corpo hidratado além de ser uma delícia. Muito melhor do que optar por alimentos muito pesados.

– Aquecimento do chuveiro desligado: banhos frios são ideais para dar uma refrescada no corpo, além de economizar muita energia, pois um chuveiro elétrico consome de 40 kWh a 120 kWh por mês, dependendo da potência.

– Garrafa com spray: tomar vários banhos ao dia pode ser uma boa alternativa, mas economizar água é fundamental! Basta ter uma garrafa com spray na ponta ou borrifador, refresque-se do calor com elas. Borrifadas no rosto durante o dia, ajuda a espantar o calor e vencer os dias mais quentes.

– Janelas e portas sempre abertas: aproveite a ventilação natural ao seu favor nos dias de calor. Deixe o vento circular dentro de casa. Janela aberta durante o banho é interessante.

– Toalhas úmidas ao dormir: uma das tarefas mais difíceis nos dias quentes é dormir. Uma alternativa é dormir com toalhas úmidas em cima do corpo, elas irão secar ao longo da noite e refrescar.

O uso correto do protetor solar Posted fevereiro 1, 2015

Off

Aplicar protetor solar corretamente pode não parecer tão fácil assim. Existem vários cuidados importantes, como a escolha do produto e até a reaplicação do mesmo.

Confira as dicas e aproveite os dias quentes sem descuidar da sua saúde:

– Textura do protetor: existem diversas texturas deles, como por exemplo, mousse, spray, creme ou gel, escolha o que mais se adapta com sua pele.

–  Escolha do FPS: esse número corresponde a quantas vezes a mais sua pele está protegida do sol. O fator de proteção médio ideal é de 30, mas antes disso é necessário conhecer o seu tipo de pele. Quanto mais clara, maior a proteção.

– Quantidade: para prevenir os efeitos dolosos do sol, a quantidade certa de protetor deve ser de 2 mg/cm², que é correspondente 40 ml para uma pessoa de mais ou menos 70kg.

– Espalhar: cada tipo de protetor deve ser espalhado de uma determinada maneira, o ideal é acompanhar as instruções em cada embalagem.

Como economizar energia em casa Posted janeiro 21, 2015

Off

Veja algumas dicas fáceis para ajudar na economia dentro de casa:

– Lâmpada fluorescente: são mais caras que as incandescentes, mas também são as mais indicadas para utilizar em casa. Dura oito vezes mais do que as outras e consome menos energia.  É preciso cuidado e atenção ao descartá-la, pois o conteúdo interior (mercúrio) é nocivo à saúde.

– Stand – by: os aparelhos em moda espera ( stand – by) devem ser evitados. É preciso retirar da tomada sempre que não tiver utilizando.

– Benjamin: o uso de vários aparelhos em uma mesma tomada pode causar um aquecimento aumentando assim as perdas elétricas.

– Chuveiro elétrico: é um dos aparelhos que mais consome energia, a dica é tentar evitar utilizá-lo em horários de pico, como das 18h até 21h quando o uso da carga de energia é maior.

–  Geladeira: também é um dos maiores consumidores de energia. Jamais deve secar peças de roupas na parte de traseira da mesma. Deve ser descongelada regularmente para evitar camadas de gelo que aumentem o consumo de energia.

– Iluminação interna: cores claras nas paredes ajudam na hora de ter economia de energia, pois refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de lâmpadas.