Não existe nada melhor que um bom churrasco com a família e amigos. Preparar não é nada difícil, porém é preciso estar atento em alguns detalhes importantes, como por exemplo, a escolha das carnes, os temperos corretos e a churrasqueira aquecida. A escolha da carne depende realmente do gosto pessoal, e existe grande variedade como fraldinha, contrafilé, linguiça, coração, costela, picanha, etc.
Os cortes dessas carnes também são importantes. A fraldinha, alcatra e costela devem ser assadas por inteiras. Uma dica é assar a costela no fogão cerca de quatro e cinco horas antes de ir para churrasqueira, isso torna a carne muito macia. Já no caso do contrafilé, ele deve ser cortado em bifes, com espessura de mais ou menos 10 cm. A picanha pode ser assada em peça inteira com gordura ou sem cortes.
O tempo correto para aquecer a churrasqueira é cerca de 4 horas antes do início do churrasco caso tenha costela. Ao optar apenas por outras carnes, 20 minutos já são necessários para o aquecimento.
Na maioria das vezes o sal grosso já é o suficiente para o tempero das carnes, mas existem alguns temperos especiais para deixar o churrasco diferente. Uma deliciosa dica é temperar a picanha com queijo parmesão e alho. Vinho branco, salsa, cebolinha, sal e alho formam um gostoso tempero para o coraçãozinho. Usando essa mesma base, trocando apenas o vinho branco por cerveja pode ser usado para temperar coxinhas de frango.
Off