A planta bico de papagaio é típica do Natal, assim como o pinheiro. Elas ganham destaque especial em ruas e residências. O bico de papagaio é um pequeno arbusto com folhas macias que podem chegar até 30 cm de largura, podendo ser vermelhas (mais comum), rosadas, brancas e mescladas. As folhas por sua vez são ásperas, medindo de 10 a 20 cm, sendo as flores propriamente ditas as minúsculas protuberâncias verde- amareladas na forma de cálices.
No Brasil, como o Natal é no verão, os produtores forçam o crescimento manipulando fatores como temperatura e fertilizantes. As plantas mantidas em ambientes internos são resistentes por cerca de seis semanas no caso das vermelhas. Já as brancas levam cerca de 2 meses. No caso das plantas em jardins elas crescem rapidamente em climas quentes, podendo chegar até 3 metros de altura.
Se a intenção for multiplicar as brácteas em tamanho médio é possível estimular o crescimento dos galhos cortando a ponta dos caules a cada dois meses. O bico de papagaio gosta de sol direto, com noites longas e solo rico em matéria orgânica. A planta precisa de atenção e cuidado, pois o látex do caule e ramos é tóxico, por isso crianças e animais não devem chegar perto dessa substância.
Para criar essa planta é necessário criar canteiros com uma cova razoavelmente funda com um diâmetro duas vezes maior que a raiz. A planta deve ser colocada juntando terra à raiz e regando logo em seguida. Para o plantio em vasos é preciso colocar argila no fundo do recipiente facilitando assim a drenagem.
Off